Como usar uma panela de pressão?

Fiquei surpresa por saber que existem tantas pessoas para aí com pânico de usar a panela de pressão. Não surpresa no sentido "oh que burras", mas sim surpresa no sentido de "podem poupar tanto, que não imaginam!". Imaginem aquilo que demora mais tempo, em menos de metade do tempo.

Para que conste ela não morde, não salta, não explode, não faz nada dessas coisas más que vocês estão a imaginar. É uma panela, do mesmo género que é um tacho. Nada de especial. Cozinha, muito rápido e bem. É prática, simples e eficaz. Faz nos poupar imenso gás e logo, dinheiro.

Aquilo que eu faço (bem ou mal, não sei! mas funciona!) é dividido em alguns passos.

- Colocar tudo o que se quer dentro da panela, vegetais, carne, batatas, o que for, colocar pelo valor máximo que se encontra indicado dentro da panela, cerca de 1/3 da panela.

- Ter cuidado para ficar com algum molho, para que quando começar a ferver, não pegar ao fundo.

- Quando começar o ruído da panela é sinal que esta a ferver. 

- A partir desse momento conta-se os tempos de cozedura

- Se entretanto o ruído parar desligar, e fazer os passos todos seguintes, e voltar a cozer. 

- Quando acabar o tempo, desligar e colocar no lavatório da cozinha. Colocar água fria em cima da panela. 

- Escorrer a água. Com um pano grosso na mão (ou uma luva de cozinha) puxar o "coiso" (não me lembro do nome) de cima da válvula. Se começar a sair vapor, tapar e colocar a água.

- Experimentar a comida. Se tiver ainda muito crua, voltar a fechar e voltar a fazer os mesmos passos. Se tiver quase boa, pode-se cozer o resto, com a panela aberta. 

- Lavar muito bem a panela, principalmente a parte do orifício da válvula.

Espero ter ajudado.

Comentários

Ohhhh que querida!! Muito Obrigada!

Mensagens populares